Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 8 nesta sexta-feira

Famílias recebem 110 reais; programa segue até 2026 com calendário do Bolsa Família

19/12/2025 às 17:29
Por: Redação

Os beneficiários registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 8 têm direito a receber, nesta sexta-feira (19), o Auxílio Gás de dezembro, no valor de 110 reais. Este benefício, que se estenderá até o final de 2026, beneficiará 4,4 milhões de famílias neste mês.

 

A continuidade do auxílio, em 100% do preço médio do botijão de 13 kg, foi assegurada pela Emenda Constitucional da Transição, aprovada no final de 2022. O pagamento é bimestral e segue o cronograma do Bolsa Família, com desembolsos previstos até 23 de dezembro para famílias com NIS final 0.

 

Critérios e preferências do programa

Para ser elegível ao Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter ao menos um integrante da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação que instituiu o auxílio prioriza mulheres chefes de família e aquelas vítimas de violência doméstica para o recebimento do benefício.


A mulher responsável pela família terá prioridade no recebimento do auxílio, conforme estabelecido na lei do programa.


Essas diretrizes visam não apenas a inclusão social, mas também a proteção de indivíduos em situação de vulnerabilidade, promovendo maior apoio às famílias.

 

Evolução do programa e sua substituição

Em setembro, o governo federal apresentou o programa Gás do Povo, que tem a intenção de substituir gradualmente o Auxílio Gás. Em vez de receber dinheiro, as famílias participarão retirando a recarga do botijão de gás em revendedores autorizados. O objetivo do novo programa é triplicar o número de beneficiados, ampliando o atendimento para cerca de 15 milhões de famílias.


O novo programa começou a funcionar no final de novembro, atendendo 1 milhão de famílias em diversas capitais, como Belém, Belo Horizonte, Fortaleza e outras grandes cidades.


AÇÕES desse tipo demonstram esforços do governo em ampliar a cobertura social e logística, alcançando uma maior parcela de famílias necessitadas e distribuindo melhor os recursos, conforme as necessidades regionais e populacionais.

© Copyright 2025 - Pedro Gomes Notícias - Todos os direitos reservados